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Divisão de Neurocirurgia Departamento de Cirurgia e Anatomia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
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Projeto se liga no cinto

 

 

Projeto “SE LIGA NO CINTO”

Justificativa:

Constituição Federal de 1988 concretizou as diretrizes para um estado Democrático de Direito, o qual, à vista dos princípios contidos no art. 1º, se comprometeu não só com a democracia política, mas também com uma democracia social, visando a uma progressiva melhora nas condições de vida dos brasileiros e, com esta visão, ampliou especificamente as normas referentes às crianças e aos adolescentes (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA).

Segundo dados do Departamento de Estatística do Sistema Único de Saúde, no ano de 2002, morreram em nosso país, vítimas de acidentes de transporte, 5.538 crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 19 anos, sendo que 55% tinham entre 15 e 19 anos e, desses, 43% eram do gênero masculino. Esses dados demonstram que os acidentes são um importante problema de saúde pública.

O Código de Trânsito Brasileiro determina que menores de 10 anos devem ser transportados no banco traseiro (Artigo 64) e usar, individualmente, cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente (Resolução nº 15, Artigo 1º). O transporte, sem se observarem normas de segurança, representa uma infração gravíssima, que implica em multa.

Estudos da organização internacional Safe Kids Worldwide apontam que grande parte das lesões e mortes causadas por acidentes envolvendo crianças e adolescentes pode ser evitada, assim, a educação para prevenção é fundamental.

Por se tratarem de lesões que podem ser prevenidas, maior atenção deve ser dada pela sociedade, no sentido de ações informativas e preventivas para minimizar sua ocorrência.

Objetivos:

Geral: Prevenção da violência e promoção da cultura do bem-estar em crianças e adolescentes

  • Promover a sensibilização de gestores e educadores das escolas de ensino fundamental e médio para o desenvolvimento de ações de prevenção aos eventos decorrentes da não utilização do cinto de segurançaou sistema de retenção;
  • Formar adolescentes e jovens multiplicadores, por meio de oficinas de educação de trânsito (capacitação de adolescentes para difusão do projeto em outras escolas);
  • Fomentar a participação juvenil em que crianças e adolescentes possam atuar como sujeitos transformadores da realidade;

Proposta:

Neste sentido, o projeto “se liga no cinto” se propõe a contribuir com orientação à comunidade sobre temas de relevância para a prevenção de violência contra a criança; sensibilização do maior número de pessoas acerca do uso correto de equipamentos de segurança para transporte de crianças em veículos assim como se tornar referência para dúvidas e questões acerca do tema, divulgando textos, disponibilizando canal eletrônico de fácil comunicação.

Fase Capacitação Escolar:

  • produção de material informativo, através de apresentação em forma de aula em alunos do ensino fundamental e médio;
  • oficinas de sensibilização com jovens líderes na escola (que já atuam nos grêmios estudantis, representantes de classe) de forma que eles possam desenvolver ações de prevenção na comunidade escolar ao longo do ano.
  • A escola indica um interlocutor (professor, coordenador, vice-diretor, mediador) que será a referência para estes jovens.

Os jovens que participaram no ano anterior podem atuar como monitores do projeto e agregarem novos participantes.

Fase levantamento dados epidemiológicos:

  • construção de indicadores e desenvolvimento de instrumentos de acompanhamento e avaliação das ações. Para tanto, serão avaliadas as informações referente ao trauma na população de 0-18 anos do banco de dados / Unidade de Emergência HCRP e outros hospitais de Ribeirão Preto;
  • avaliar no munícipio de Ribeirão Preto, o processo de notificação junto a Secretaria da Saúde do município de Ribeirão Preto.

Fase envolvimento sociedade:

  • realização de campanha de conscientização e mobilização, através de medidas como “blitz da cadeirinha – Ação sócio-educativa com a Transerp na saída de escolas;
  • Maio Amarelo: Dia do “se liga no cinto”
  • campanha de sensibilização e mobilização da sociedade sobre o impacto da violência na saúde de crianças e adolescentes, com ênfase nos fatores de risco e proteção (mídia televisiva, rádio, jornais e revistas de circulação nacional).

Apoiadores:

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Plano de Ação do Programa “se liga no cinto:

  • Apresentar os dados epidemiológicos referentes ao trauma na criança e adolescência no município de Ribeirão Preto na Diretoria de Ensino e Secretaria Municipal da Educação.
  • Realizar reunião com Universidades que desenvolvem trabalho de prevenção nas Escolas: para apresentar dados epidemiológicos e propor parceria para desenvolvimento do projeto, como apoiadores e tutores nas escolas.
  • Apresentar aos representantes das Escolas a proposta de trabalho, com os temas que serão desenvolvidos: uso de cinto de segurança e prevenção acidentes de trânsito.
  • Identificar as escolas que farão parte do projeto: a direção da escola encaminha para o Programa o nome do interlocutor do Projeto.
  • Estabelecer junto à escola o cronograma local para desenvolvimento das ações.
  • Monitorar e avaliar as ações propostas.
  • Disponibilizar material instrucional sobre os temas abordados e insumos de prevenção.
  • Parceria com o projeto “Samuzinho” – visita escola ao final do projeto.

Projeto a ser desenvolvido pela escola:

  • Eleger um Interlocutor (professor, coordenador, professor mediador).
  • Identificar “lideranças” de jovens dentro da escola: grêmio, representante de classe, (grupo de até 25 alunos, se possível dos anos finais do ensino fundamental Ciclo II ou Médio).
  • Realizar oficina de sensibilização para este grupo, considerando os temas: prevenção acidentes de trânsito / importância da utilização cinto de segurança e dispositivos de retenção.
  • Estes jovens, sob a tutoria do Interlocutor, desenvolverão um cronograma de atividades com o tema “se liga no cinto” ao longo do ano, junto à toda comunidade escolar; estas atividades deverão ter caráter participativo e lúdico, visando a conscientização e difusão de informação.
  • No final do ano, será realizado encontro dos alunos multiplicadores para troca de experiências, com exposição de banners e apresentação teatral.

Compromisso da escola:

  • Eleger um Interlocutor que tenha bom vínculo com os alunos.
  • Facilitar o acesso dos alunos às tecnologias de pesquisa (computadores, bibliotecas, internet, entre outros).
  • Facilitar o acesso ao material didático – escolar como: papel, cola, cartolina, canetas coloridas e outros que se fizerem necessário.
  • Possibilitar os encontros dos alunos dentro das dependências da escola, para o desenvolvimento do projeto.

Eventos realizados: